domingo, 26 de fevereiro de 2012

O que é Biologia?

Biologia significa "estudo da vida"(Bio = vida; Logia = estudo).
Nada melhor do que dizer que é o estudo da vida, tanto dos seres vivos (animal e plantas) quanto dos não-vivos.

A Biologia, se subdivide me algumas áreas como:

  Citologia: Estudo da célula.
  Histologia: Estudo dos tecidos.
  Embriologia: Estudo de embriões.
  Taxonomia e Sistemática: Estuda as prováveis relações de parentesco entre os seres vivos, de acordo com suas semelhanças.
  Anatomia: Estuda as estruturas e formas de células, tecidos, órgãos ou sistemas.
  Fisiologia: Estuda o funcionamento das células, tecidos, órgãos ou sistemas.
  Genética: Estuda a química do material hereditário
   Evolução: Estuda como e por que as espécies evoluem.
   Ecologia: Estuda as relações dos seres vivos entre si com o meio ambiente.

E muitas outras áreas que você estudará se fazer algum curso relacionado á área ambiental e saúde!


Bianca Araujo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Questões: Introdução a biologia



01. Diferencie seres vivos de seres não-vivos.
02. Defina os seguintes termos:
a) População
b) Comunidade
03. Qual é conceito de ecossistema?

04. Os diversos níveis de organização biológica são:
(3)   ecossistema
(2)   célula
(1)   organismo
(4)   sistema
(5)   tecido
(6)   comunidade
(7)   órgão
(8)   população
 
A seqüência correta é: 
a) 2 – 5 – 7 – 4 – 1 – 8 – 6 – 3
b) 2 – 5 – 7 – 4 – 1 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 1 – 8 – 8 – 3
d) 5 – 7 – 2 – 4 – 1 – 6 – 8 – 3
e) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2

05. Qual dos termos abaixo se refere aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?
a) comunidade
b) ecossistema
c) nicho ecológico
d) população
e) habitat

06. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:
a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela interação de todos os seres vivos;
d) pela interação dos fatores físicos  e químicos;
e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.


07. Defina célula.
08. Dê o nome do nível de organização em que se encaixam cada item considerado abaixo:

a) o estômago

b) um neurônio

c) o conjunto de células epitelial de uma folha vegetal

d) um ovócito

e) o conjunto de girafas de uma savana africana

f) a Mata Atlântica

09.  Indivíduos de uma mesma população podem pertencer a populações diferentes? Explique.

10. Conceitue biosfera.

11. Qual a importância do microscópio para a Ciência?

12.  Ao criar uma hipótese científica, o cientista procura:

a) levantar uma questão ou problema

b) explicar um fato e prever outros

c) testar variantes

d) comprovar teorias estabelecidas


Para a galera do 1° A, B e C.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FICHAMENTO DO LIVRO: O GOLPE NA EDUCAÇÃO

Nos anos 50 - 60 o Brasil atravessava grandes crises em vários setores, dentre esses a educação que se encontrava estagnada, sem perspectivas de avanço nas áreas científicas ou mesmo no ensino básico.
        O populismo enfraquecido, o antagonismo das elites, campo e cidade. O povo não tinha vez, a elite só se preocupava com seus próprios interresses, e movimentos foram criados, e favoreciam a melhora da educação.
        Grandes educadores ser descartaram como Paulo Freire, com sua metodologia diferente e arrojada, chamou a atenção por seu método de alfabetizar adultos, onde os alfabetizava em 30 horas.
        Seu trabalho é atual e temas de trabalhos e seminários em diversos cursos universitários.
        A força da educação ficou provada quando um adulto alfabetizado ressentimento, discursou dizendo que deixará de virar massa para virar povo, sintetizando nessas palavras seu sentimento em sentir-se brasileiro.
Assim, o golpe civil militar de 1964 representou a vitória da parcela da burguesia nacional que defendia a internacionalização da economia,
        Historicamente falando temos ainda uma herança muito forte do militarismo, este trabalho relata um pouco do contexto que ocorreu desde aquela época até os dias atuais, sendo um convite àqueles, profissionais envolvidos com a educação, para perceberem o que ocorreu no passado e é que refletido nas escolas hoje ainda, para obtermos melhoras no campo da educação.

Bom esse foi o resumo básico de um dos trabalho solicitados pelo meu prof° Malvadeza (assim conhecido).
Espero que ajude em algo. PS: ELE GOSTOU BASTANTE
Beijos e até mais!


Bianca Araujo :D